Topo

Taise Spolti

Dadinhos de tapioca para um happy hour saudável

Taise Spolti

19/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Ok, todos os bares que formos teremos essa opção. Mas essa é uma forma de apresentar a nossa tapioca de um jeito diferente, mas sem frituras, como a receita original oferecida nos barzinhos e geralmente acompanhadas de cervejinha.

Esses momentos são ótimos, mas para quem está buscando opções mais saudáveis sem perder o prazer de comer algo gostoso, trocar alguns ingredientes pode ser a chave para a melhor adesão à um estilo de vida mais saudável. 

Lembre-se de usar queijos mais maturados, assim a quantidade de lactose será menor se comparado aos queijos brancos, por isso optei pelo parmesão. 

Ingredientes:

  • 250 g de tapioca granulada
  • 500ml de leite vegetal (pode usar o de arroz, aveia ou amêndoas… o que preferir!)
  • 200 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Primeiro coloque o leite para aquecer e assim que começar a levantar fervura, desligue o fogo. Misture aos poucos a tapioca sem parar de mexer! O segredo é como a polenta, se parar de mexer, vai empelotar. Em seguida, junte o queijo, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta a gosto, se preferir. 

Passe para uma forma de vidro, de preferência, espalhando bem a massa. Deixe esfriar na geladeira por aproximadamente duas horas. Pré-aqueça o forno a 290 graus.

Corte os dadinhos de tapioca em cubos, e asse em forno a 300 graus, aproximadamente, por oito a dez minutos até dourar.

Pronto! Está pronto para comer, e se quiser ainda pode acrescentar a geleia de pimenta, tal como a receita original. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.