Topo

Taise Spolti

Mofongo: prato típico de Porto Rico, funcional e gostoso!

Taise Spolti

15/08/2018 04h00

 

Crédito: Mofongo

Você já ouviu falar em Mofongo?

Esse prato típico da culinária porto-riquenha agrada muito o nosso paladar brasileiro por conter ingredientes que também são típicos daqui, da nossa gastronomia, e de vasta utilização em diversos pratos: banana da terra e torresmo (ou bacon).

Esse prato é uma mistura sensacional do adocicado com o salgado, e é uma bela opção para substituir o purê comum, de batata ou de aipim, que estamos acostumados. Assim, esse prato é sem glúten e rico em amido resistente, excelente para redução da glicemia e controle metabólico. 

A mistura entre esse purê e um prato de carne com um belo molho, ou então um feijão preto bem temperado, é pra sair do simples com ingredientes típicos e baratos, e agradar a todos os paladares!

Aqui, vamos substituir o torresmo por paprica defumada, o que deixará o prato com o sabor defumado típico, mas caso você prefira e esteja liberado em sua alimentação, mantenha na receita bacon picadinho misturado no creme.

Ingredientes:

4 bananas da terra verde 

3 dentes de alho

Azeite de oliva a gosto

Sal e pimenta

Paprica defumada 

Manteiga, o suficiente para fritar a banana

Preparo:

Corte as bananas verdes em rodelas e passe na frigideira para fritar com um pouquinho de manteiga. Assim que ela ficar amarela em ambos os lados, retire e deixe em papel absorvente para secar o excesso de umidade. 

Com o auxílio de um prato, ou de um copo, amasse com o fundo do recipiente as bananas deixando as rodelas amassadas grosseiramente. 

Não utilize processador para esse passo, pois o prato pede os pedaços da banana frita para dar textura. Se preferir, amasse então em uma tigela ou pilão.

Assim que tiver amassado, misture um fio de azeite, alho picado finamente, páprica defumada sal e pimenta a gosto. 

Misture bem até formar a textura de um purê.

Dica para consumo: acompanhamento de feijão, couve defumada ou carne e um molho rústico. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.