Topo

Taise Spolti

Creme Bavaro, ou Bavaroise, enriquecido!

Taise Spolti

01/08/2018 04h00

 

Crédito: iStock

Apesar de remeter à região de Baviera, no sul da Alemanha, a origem desse creme é bem incerta e é fato a sua popularidade na culinária francesa.

Esse creminho gostoso geralmente é acompanhado de uma calda de frutas ou geleia por cima, é um creme leve, porém feito de leite integral e açúcar branco, o que o torna uma sobremesa não indicada para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite ou então a diabéticos.

Já expliquei nas minhas redes sociais a diferença entre os tipos de açúcar, e por que usar açúcar mascavo nas preparações pode ser uma saída útil para quem necessita controlar a ingesta de açucares, pois ele está em estado integro, ou seja, é um alimento integral preservando outros nutrientes como os minerais e vitaminas que contem naturalmente, e aliado a outros ingredientes como as gorduras do bem, pode não provocar tanto pico de insulina.

Aos diabéticos insulino-dependentes,  troque nas receitas o açúcar mascavo ou demerara por adoçantes naturais fáceis de encontrar: xilitol, maltitol ou eritritol. Outros como stévia podem deixar residual amargo no paladar, então eu não costumo usar.

Nossa Bavaroise é bem simples de fazer, e o resultado é incrivel.

Ingredientes

250 ml de leite de coco fresco (deixe na geladeira para ficar mais endurecido)

125 ml de leite vegetal (ensinei como preparar um leite de amêndoas aqui no blog! confere lá)

½ fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha natural

3 folhas de gelatina sem sabor

2 gemas

50 g de açúcar mascavo

Modo de preparo

Esquente o leite vegetal com a baunilha e derreta a gelatina com um pouco de água morna ou fria.

Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar (ou adoçante) até formar um creme liso (se tiver batedor de ovos melhor), acrescente o leite quente, leve de volta ao fogão, em fogo médio, e mexa lentamente até que o creme engrosse e esteja prestes a ferver. Dissolva a gelatina nesse creme e desligue para não perder o ponto.

Coloque o creme numa tigela e leve a geladeira para esfriar um pouco, depois que o creme estiver em temperatura ambiente, acrescente o leite de coco lentamente. Coloque numa forma de pudim grande ou em forminhas pequenas e leve à geladeira para endurecer.

Para acompanhar, que tal adicionar uma colher das geleias que ensinei a fazer aqui no Blog?

Bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.