Topo

Taise Spolti

Dumpling Jamaicano: saboroso e sem glúten

Taise Spolti

29/07/2018 04h00

Crédito: Istock

Com certeza você já ouviu falar em dumpling, mas em dumpling jamaicanos? O prato é uma delícia, fácil e geralmente acompanha carnes ensopadas com molhos picantes, agridoces–típicos da culinária do país.. 

Ele é diferente do que somos acostumados a ver nas casas de comida oriental, então sugiro comê-lo justamente com um frango ensopado, ou uma carne suculenta com um bom molho para acompanhar esse 'pãozinho'. Abaixo, ensinei um porco agridoce que seria o acompanhamento ideal para esse prato.

Aprendi essa receita (que vai mais farinha de trigo) com um dos meus chefs favoritos, o Jami Oliver, e adaptei para algo mais saudável. 

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de grão de bico ou de arroz integral (eu uso Giroil) 

1 xícara de fubá

1/2 colher de chá sal (para a massa)

Sal a gosto para a água do cozimento

1/2 xícara de água (para a massa) 

5 gramas de fermento químico em pó 

Preparo:

Em uma tigela grande, peneire a farinha, fubá, sal e o fermento. 

Adicione a água morna um pouco de cada vez, enquanto usa a mão para misturar farinha de milho e farinha na massa. Sove a massa ainda dentro da tigela e quando não estiver mais grudando na ponta dos dedos, continue sovando na tábua ou bancada com um pouco mais de fubá.

Cubra a massa e deixe descansar por 15 minutos, corte em pedaços médios, do tamanho de um limão, abra com a ponta dos dedos como se quisesse fazer uma mini pizza e coloque na água fervendo para cozinhar (sim, igual a um nhoque). 

Ele estará pronto em cinco minutos no máximo, boiando na superfície e leve quando apertar. 

Retire da panela e regue com um fio de azeite ou diretamente no molho que escolheu. Delicioso! 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.