Topo

Taise Spolti

Vamos reinventar o creme brûlée e fazer uma versão sem lactose?

Taise Spolti

18/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Passei alguns dias hospedada na casa da minha mãe, enquanto aguardava a chegada da Pietra, e tive bastante tempo para inventar e reinventar receitas do jeito que eu gosto: fazendo trocas dos principais ingredientes por itens mais saudáveis e benéficos para a saúde.

Foi assim que cheguei neste creme brûlée, um doce francês, bem chique e extremamente fácil de fazer. Usei na receita o adoçante natural Xilitol em pó da Giroil, justamente para a versão final ser baixa em açúcares, mas você pode optar por utilizar açúcar demerara ou mascavo, pois o resultado será parecido. Basta colocar a mesma quantidade que colocaria do adoçante.

O resultado final do 'brûlée ' se dá pela caramelização do açúcar na superfície da sobremesa, mas o creme por si só já é suficientemente gostoso, caso não queira essa casquinha 'vitrificada' por cima. Vamos lá?

Ingredientes

  • 5 gemas
  • 1 vidrinho de leite de coco natural (200mL)
  • 100mL de leite vegetal de sua preferência (ou a mesma quantidade de água – mas ficará com o gosto mais suave do que o normal)
  • 5 col. de sobremesa de adoçante natural Xilitol (ou a mesma quantidade de açúcar demerara ou mascavo, se preferir)
  • Uma pitadinha (ponta de dedos) de lavanda natural desidratada (você encontra em qualquer casa de produtos naturais em temperos)

Bata as gemas com o adoçante até formar um creme. Misture, então, o leite de coco e o leite vegetal, além da lavanda, e distribua em potinhos para forno (se tiver ramequins –aqueles potinhos branco de cerâmica– melhor).

Coloque os potinhos dentro de uma forma. Depois, acrescente água quente até metade dela para cozinhar o creme em banho maria. Leve ao forno aquecido a 150 ºC e asse durante uma hora e meia, sem pressa. Retire do forno e leve a geladeira (somente os potinhos, descarte a forma com água) e deixe esfriar.

Para fazermos o efeito brûlée: salpique um pouco de açúcar demerara ir cima do creme e, com a ajuda de maçarico caseiro, queime o açúcar até que borbulhe. Se você não tem o maçarico, a opção é colocar o açúcar em uma panela e deixar chegar em ponto de caramelo.

Quando isso acontecer, despeje rapidamente esse caramelo por cima do creme gelado. O resultado ficará igual, pois o choque térmico fará o caramelo vitrificar tal como a legítima receita francesa.

Delícia, né?

Vou postar o passo a passo nos stories do meu Instagram e deixar nos destaques, assim como todas as receitas postadas aqui. Passa lá pra conferir e já me manda as fotos dos seus preparos. Eu adoro ver o resultado!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.