Topo

Taise Spolti

Brownie Funcional sem glúten e sem lactose para alegrar a sua tarde

Taise Spolti

15/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Se tem um doce que encanta a todos em uma cafeteria, esse é o Brownie. Já passei aqui uma receita de Brownie de Feijão Azuki, rico em proteína e fibras, mas essa receita de hoje consegue ser ainda mais fácil, além de manter as qualidades nutricionais, mesmo sem o feijão. Também não perde em nada para a receita original, que é cheia de açúcar refinado.

Só fique atento a uma dica: não deixe assar demais. O bacana do brownie é aquela casquinha que ele cria em cima, mas com a massa ainda molinha por dentro, assada, porém molhadinha. Por isso, melhor não tirar os olhos do forno! rsrsrs

Ingredientes

  • 5 col. sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de xilitol (ou açúcar mascavo)
  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara de farinha de grão de bico ou farinha de painço (Giroil)
  • 100g de manteiga de coco (ou óleo)
  • 1 pitada de sal marinho
  • 5g de fermento
  • Nozes picadas a gosto

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em outro recipiente, derreta a manteiga (ou se for óleo), e use um garfo para misturar com os ovos batidos.

Incorpore a parte líquida com a parte seca e, por fim, as nozes picadas. Asse em uma forma untada no forno pré-aquecido a 200 ºC, durante aproximadamente 20 minutos. Bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.