Topo

Taise Spolti

Atrás de um docinho? Muffin Integral de Cenoura com Calda de Chocolate

Taise Spolti

01/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Reta final da minha gestação, com 39 semanas em andamento, e o desejo de doces? Está alto! rss

Muffins tem um apelo bacana pela aparência, que comemos com os olhos. Afinal, quem resiste àqueles bolinhos redondinhos e embrulhados em papel colorido? Anima o dia de qualquer um…

O problema é que os de receita normal são cheios de gordura ruim, sem fibras, e lotados de açúcar refinado. Então, mãos à obra para produzir um muffin mais saudável, doce e lindo. Assim, até grávida pode comer!

Se você encontrar a aveia sem contaminação cruzada, o resultado não terá glúten, além de ser livre de lactose. Atente-se ao rótulo. Outra vantagem dessa receita é que ela é rica em fibras, dando saciedade.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de aveia 
  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno OU de arroz integral
  • 2 cenouras inteiras
  • 1/2 xícara de azeite de oliva OU óleo de coco 
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo OU adoçante xilitol em pó 
  • 3 ovos 
  • 1 colher de sobremesa de fermento

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento. Quando massa estiver lisa e homogênea, retire do liquidificador e misture o fermento com uma espátula, sempre mexendo bem. 

Unte forminhas de muffin, ou coloque em forminhas de papel para muffins, e asse em forno pré-aquecido a 180 ºC durante 30 minutos. 

Após retirar do forno, ainda morno, derreta 50g de chocolate amargo com 1 colher de manteiga de coco ou óleo de coco no microondas e regue os bolinhos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.