Topo

Taise Spolti

Delícia junina: receita de curau para curtir o período sem culpa

Taise Spolti

27/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Eu simplesmente amo as festas juninas! Há poucos dias postei aqui um bolo de milho que fica sensacional. Hoje, vamos utilizar o ingrediente para fazer um Curau. A receita é inspirada em uma das provas que participei no programa Masterchef (Band), mas com um resultado bem diferente e também mais saudável. 

O Curau, ou jimbelê, é um prato típico brasileiro, mais conhecido ainda como uma iguaria da culinária brasileira, de origem africana e cheio de história e raiz por trás.

Antes de começarmos, ressalto que o objetivo é sempre valorizar o que temos de mais puro e saudável. Por isso, evite usar milho em conserva, pois o resultado não será o mesmo. Como a receita é sem glúten e sem lactose, você pode optar por trocar a biomassa de banana verde por farinha de grão de bico para engrossar ou amido de milho. Use a mesma quantidade. Vamos lá?

Ingredientes

  • 3 espigas de milho verde 
  • 500mL de leite de coco (dois vidrinhos)
  • 80g de açúcar mascavo 
  • 1 colher de sobremesa de biomassa de banana verde em pó 
  • Canela em pó a gosto 

Higienize bem as espigas de milho e rale cada espiga em um ralador grosso. Coloque esses grãos no liquidificador junto com o leite de coco e processe. Passe o resultado por uma peneira para retirar as fibras em excesso do milho.

Coloque em uma panela com o açúcar, a biomassa (ou farinha de grão de bico), e a canela. Não pare de mexer em fogo médio até começar a engrossar. Ele não deve ficar muito espesso, é mais um creme que pasta. Então, não deixe passar muito.

Sirva quente em taças e salpique mais canela em cima e aproveite as festas juninas sem culpa! 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.