Topo

Taise Spolti

Quer turbinar a imunidade? Faça esse Bechamel enriquecido com couve-flor

Taise Spolti

20/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Lembra que eu ensinei há algum tempo uma versão de molho bechamel, com leite vegetal?

Com a chegada do inverno, quando precisamos reforçar a nossa imunidade, optei por deixar essa mesma receita mais enriquecida ainda. Em uma época que buscamos algo mais "quentinho", e acabamos fugindo de frutas ricas em vitamina C (como laranja e acerola), uma boa opção é usar a couve-flor, que possui, em média, 70% de nossa recomendação diária de dessa vitamina.

Além de fácil e clássico, esse molho fica uma delícia. E, com a escolha da farinha certa, ele se torna ainda mais funcional: sem glutén,e sem lactose. Vamos lá?

Ingredientes

  • 3 talos de couve-flor cozidos
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ghee ou manteiga de coco
  • 3 colheres (sopa) de farinha de grão de bico ou de arroz integral
  • 4 xícaras (chá) de leite vegetal de sua preferência (ou leite sem lactose)
  • Noz moscada ralada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Aqueça o leite vegetal e reserve. Também cozinhe a couve-flor até que fique bem molinha. Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa até ficar uma massa, que é o famoso ROUX –quanto mais escuro você deixar essa massa cozida, mais escuro é o resultado da cor do seu molho.

Ainda nessa panela adicione aos poucos o leite já aquecido, sempre mexendo e incorporando com a massa da farinha para não empelotar. No final, acrescente os talos de couve-flor cozidos e a noz moscada. Bata tudo no liquidificador e coe.

Volte esse molho para a panela, acerte o sal e pimenta e utilize-o em vários outros preparos: massas integrais, molhos, acompanhamento de vegetais refogados. É uma boa pedida para lasanha de berinjela também!

Fica uma delícia!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.