Topo

Taise Spolti

Saudável e barato? Tente essas sobrecoxas de frango ao molho de iogurte

Taise Spolti

17/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Existem duas coisas bem simples da culinária funcional que me encantam: incluir ingredientes baratos e saudáveis na vida de todos, além de apresentar sabores únicos e diferentes para quem pensa que uma alimentação assim pede comida sem graça ou com um preço muito alto.

Além do baixo custo dos ingredientes, este prato que vamos fazer hoje tem uma qualidade nutricional alta, e que agrada a todos os paladares. O frango está na rotina de quase todas as famílias brasileiras, e o iogurte também. Ambos são saborosos e versáteis na cozinha. Que tal unir os dois na mesma receita?

Ingredientes

  • 6 sobrecoxas de frango sem pele 
  • 1 pote de iogurte natural (aprox. 200g)
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • 1 ramo de hortelã fresco 
  • Sal e pimenta a gosto 
  • 1 fio de azeite 
  • 1 pitada de gengibre em pó 

Limpe as sobrecoxas e retire a pele antes de marinar. Misture todos os outros ingredientes em uma travessa e mergulhe as sobrecoxas, de forma com que o molho se espalhe bem por toda a carne. Reserve em geladeira de um dia para o outro (ou faça pela manhã para usar a noite).

No dia seguinte, retire as sobrecoxas uma por uma de dentro da travessa, e sele todos os lados da carne em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Depois, asse as sobrecoxas em um forno pré-aquecido a 200 ºC de 30 a 40 minutos.

Na mesma frigideira em que selamos as sobrecoxas, jogue o molho de iogurte e aqueça misturando bem para que o sabor que ficou no fundo solte e se misture ao molho. Desligue e reserve. Assim que o frango estiver pronto, sirva com o molho de iogurte por cima.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.