Topo

Taise Spolti

Para espantar o frio: sopa creme de cenoura e gengibre

Taise Spolti

10/06/2018 04h05

Crédito: iStock

O inverno está chegando e esse clima friozinho de outono acaba deixando a nossa alimentação mais pesada. Isso porque acabamos indo atrás de preparações que nos sustentem mais, procurando reservar energia para nos manter sempre quentes.

E sabe aquele calor que dá quando tomamos uma sopa? Quando as bochechas ficam rosadas e conseguimos afastar um pouco o frio? A receita dessa sopa creme de cenoura tem justamente esse objetivo.

Além do sabor maravilhoso, o gengibre aquece e proporciona maior proteção ao organismo pelo seu poder antioxidante e anti-inflamatório. Eu adoro sopa, sopa creme, caldinhos… tenho certeza que você também vai adorar!

Ingredientes

  • 2 cenouras cozidas
  • 1 cebola média 
  • 1 dente de alho
  • 2 copos de água do cozimento da cenoura 
  • 2 pedaços pequenos (grossura de uma moeda de 1 real) de gengibre 
  • 1 colher de sobremesa de farinha de batata doce ou grão de bico (para engrossar – você pode usar a farinha que desejar)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 
  • 1 fila de frango cozido e desfiado (opcional, você pode fazer a sopa sem a opção da carne ou trocar por outra que você preferir)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3 a 4 folhinhas de manjericão fresco

Pique bem a cebola e o alho e, então, refogue no azeite. Cozinhe a cenoura sem a casca até ficar com a consistência mole e bata bem no liquidificador com dois copos de água do cozimento. Misture esse creme na panela junto com a cebola, o alho e o gengibre bem picado. Deixe ferver.

Acrescente o sal, pimenta e manjericão para temperar. Baixe o fogo e coloque a farinha na mistura, para ajudar a engrossar um pouco. Salpique o frango desfiado já cozido por cima e sirva a seguir com salsinha fresca, ou um pão integral para comer com a sopa. Fica uma delícia! 

Além de barata e fácil, essa receita abre portas para outras combinações que agradam a família inteira. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.