Topo

Taise Spolti

Creme de confeiteiro mais saudável e saboroso para todos!

Taise Spolti

03/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Quem gosta de se aventurar na gastronomia deve ter ouvido falar do clássico e básico da gastronomia francesa: Crème Patissière, ou para nós, creme de confeiteiro. 

Base de muitos doces e sobremesas, bem conhecidos por nós aqui no Brasil como o sonho recheado de creme de confeiteiro, as mil folhas. O creme de confeiteiro é um mistério para alguns, mas depois que se aprende a maneira correta de fazer, nunca mais se erra o ponto. 

A base dele vem de leite e farinha, ou seja, muitos de nós não poderemos comer. Como aqui sempre procuro trazer opções de trocas, para deixar qualquer alimento ou refeição adaptada para todo público, visando mais saúde e também aqueles que possuem restrições, hoje vou ensinar um legítimo creme de confeiteiro passo a passo mas com ingredientes mais saudáveis e funcionais, trazendo sabor e saúde. 

Ingredientes:

4 gemas

30 gramas de farinha de arroz integral ou painço 

20g de biomassa de banana verde em pó 

80 gramas de açúcar demerara ou xilitol em pó (se for usar esse adoçante em pó, use 2/3 de xícara, pois ele pesa menos que açúcar então usaremos a medida caseira) 

500 ml de leite vegetal de sua preferência (já ensinei o de amêndoas aqui, mas você pode fazer com nozes, castanhas ou comprar os prontos como de arroz!)

1/2 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento (se não encontrar, use essência natural de baunilha, poucas gotinhas)

Preparo:

Primeira coisa a se fazer é colocar o leite vegetal com a baunilha para esquentar em uma panela. Não deixe levantar fervura! Um pouco antes disso acontecer você pode desligar o fogo. 

Enquanto o leite esquenta, bata, ou na batedeira ou com um batedor de ovos, as gemas com o açúcar (ou xilitol), até formar um creme lisinho. Incorpore então a farinha e a biomassa e mexa bastante até formar uma massa homogênea.

Adicione o leite quente aos poucos à mistura de gemas e açúcar, mexendo sem parar.

Volte essa mistura à panela e em fogo baixo continue mexendo até engrossar bastante. Desligue o fogo, leve para a geladeira para esfriar com um plástico filme por cima para não formar aquela película grossa e seca por cima do creme. 

Quando estiver frio e quiser usá-lo em alguma receita, bata ele novamente na batedeira ou com o batedor de ovos que ele ficará aerado e fofinho. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.