Topo

Taise Spolti

Atrás de um docinho saudável? Veja essa Cartola de Banana com Chocolate

Taise Spolti

16/05/2018 04h00

Crédito: Divulgação/Paulo Cuenca

A região Nordeste do Brasil possui uma sobremesa que eu simplemente AMO, que é a Cartola. Trata-se de um doce de banana com queijo, que também podemos encontrar na versão com doce de leite por cima (como da foto). É de dar água na boca!

A boa notícia é que dá para transformar essa receita em algo Funcional e saudável, com resultado surpreendente. Nessa receitinha que vou passar agora, ainda abusei da boa vontade e acrescentei o tão maravilhoso chocolate.

Preparado? Então, anote os ingredientes!

  • 3 bananas inteiras
  • 150g de queijo (gosto do colonial ou canastra)
  • 70g (aprox. 1/2 barra) de chocolate funcional
  • 2 col. de sopa de manteiga de coco
  • 1 col. sopa de açúcar mascavo

Corte as bananas em tiras e coloque em uma frigideira com 1 colher de manteiga de coco e o açúcar mascavo. Quando começar a caramelizar, retire do fogo e ponha em uma forma para o forno.

Corte o queijo em fatias finas –ou rale– e coloque por cima das bananas caramelizadas. Leve ao forno a 180ºC até que o queijo derreta por cima das bananas e desligue.

Misture o chocolate em pedaços com a manteiga de coco em uma tigela no micro-ondas e aqueça até derreter. Misture bem para formar uma calda brilhosa. Retire as bananas do forno e coloque o chocolate derretido por cima. O delicioso é comer ainda quente!

Cuide dos detalhes

  • A banana não deve estar muito madura (passada);
  • Prefira as versões mais puras e saudáveis do chocolate, que não contenham traços de glúten nem lactose, como deve ser. Os amargos ou meio amargos são os mais fieis ao cacau;
  • Existem dois tipo de queijos que podem ser usados sem medo aqui: os sem lactose, caso você seja intolerante, ou os maturados, como o parmesão, que pelo tempo de maturação natural possuem menos lactose que os demais.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.