Topo

Taise Spolti

Saiba como fazer Ratatouille, um dos pratos mais funcionais da gastronomia

Taise Spolti

06/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Comida de verdade, sem invenções. Assim deveria ser a nossa nutrição e alimentação rotineira, sempre buscando inspirações em alimentos "de verdade", que não sejam industrializados!

Para mim, uma das receitas de inspiração mais pura, e cheia de riqueza de sabor e simplicidade, o Ratatouille. A receita é da região de Provance, na França, e tem influência das gastronomias italiana e espanhola. Essa belezinha é barata, gostosa, e LINDA! Digna de comer com os olhos, né?

Basta investir alguns minutos no preparo e você terá na mesa uma refeição rica e cheia de sabor e aromas, além de ter nutrientes essenciais para a nossa saúde com as minhas adaptações. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha Itália
  • 2 tomates italianos
  • manjericao fresco a gosto
  • manjerona fresca
  • 1 dente de alho picado
  • azeite de oliva (50ml, aproximadamente)
  • sal e pimenta a gosto

 

Corte os legumes em rodelas finas e de igual espessura. Ao colocar na forma, intercale a ordem das rodelas –berinjela, tomate, abobrinha– até formar esse círculo.

Pique o alho, ou passe em um aparelho do tipo amassador, para formar uma pastinha. Misture com o azeite, sal e pimenta, e regue esse molho por cima de toda a forma. Jogue as ervas frescas por cima e entre as rodelas para espalhar bastante o sabor e aroma.

Asse o Ratatouille em forno a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos, até que o tomate esteja caramelizando e a berinjela assada por completo. Aproveite para saborear esse prato com uma carne magra, uma saladinha verde. Mais clássico, simples e saboroso? Impossível!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.