Topo

Taise Spolti

Petit Gateau Funcional: tem como? Mostro que essa receita existe

Taise Spolti

02/05/2018 04h00

Crédito Taise Spolti

A Gastronomia Funcional definitivamente não é um trabalho pra mim. Acho tão prazeroso recriar receitas e, confesso, comer depois de pronto esses testes malucos que faço na cozinha, que essa é a parte mais sensacional de tudo! Rsrsrs

Como aqui na região Sul está chovendo, e eu estou grávida, acabei virando quase uma formiguinha: transformo todos os doces "normais" em uma receita mais saudável e funcional. Para isso, faço, testo, refaço, até que fique tão bom quanto a original.

Essa daqui vai pegar muitos! Petit Gateau é uma sobremesa que encontramos em praticamente TODOS restaurantes e bistrôs espalhadas pelo país. Trata-se de uma receita francesa –e eu já declarei aqui meu amor pela culinária francesa.

São cinco ingredientes e dois passos simples, mas que dependem muito da atenção do cozinheiro. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 ovo inteiro, mais 1 gema
  • 3 colheres de açúcar mascavo ou demerara
  • 100g de chocolate em barra amargo (hoje em dia é super fácil encontrar barras saudáveis de chocolate, que levam apenas cacau e massa de cacau, são sem glúten e sem lactose)
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga de coco (ela é mais barata do que o óleo extravirgem de coco e mantém as fibras da fruta, além de não ter sabor e cheiro forte como o óleo. Então, use a manteiga, ok?)
  • 2 colheres de sobremesa de farinha de arroz integral ou farinha de batata doce (que não contenha glúten)

Coloque o chocolate e a manteiga de coco no mesmo recipiente e derreta no microondas. Reserve. Na batedeira, bata o ovo inteiro e a gema com o açúcar mascavo até ficar um creme esbranquiçado (como a gemada da vovó!).

Com o auxílio de uma espátula ou colher de pau misture delicadamente o chocolate derretido e a farinha no creme de ovos. Faça esse processo devagar para não perder a espuma que manterá essa receita cremosa e derretida no centro após assar.

Unte as forminhas individuais com manteiga ou cacau em pó, e leve ao forno já aquecido a 220ºC por EXATAMENTE seis minutos. Não mais, nem menos. Desenforme com cuidado e se delicie com uma boa xícara de café.

Me manda a foto que eu quero ver! Na lista de envios semanais feitas por vocês, as receitas de maior sucesso aqui do blog são o Mousse de chocolate e o Brownie. Será que o Petit Gateau vai ser a nova campeã?

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.