Topo

Taise Spolti

Churrasco saudável de domingo existe e te mostro como montar um

Taise Spolti

29/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Sempre que posso trago receitas super fáceis para vocês, pois preparações bem elaboradas demandam um pouco mais de tempo. Domingo, no entanto, é um dia que geralmente nos empenhamos bastante nas refeições. Aqui no Sul, por exemplo, geralmente aproveitamos para fazer um churrasco.

E não importa a carne ou legumes que você for usar, um clássico para acompanhar e dar vida e sabor a esses preparos na grelha é o chimichurri. Trata-se de um molho a base de vinagre e ervas, com azeite de oliva, que pode ser usado tanto para marinar suas carnes como para ser deixado na mesa e molhar a carne e legumes na hora de consumir a comida.

Com isso, eu garanto que churrasco pode ser saudável, sim! Vou ensinar aqui aqui dois preparos, um de legume na brasa e outro de carne magra, para fazer na churrasqueira e acompanhar com esse molho delicioso.

Ingredientes:

Para o churrasco

  • 500g de fraldinha (retire a pequena capa de gordura que ela tem na ponta ANTES de assar)
  • 500g de abóbora cabotia com casca

Para o molho:

  • ervas frescas
  • 1/2 maço de salsinha
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • 2 ramos pequenos de tomilho
  • 1 ramo pequeno de orégano
  • pimenta vermelha moída a gosto (você pode comprar a calabresa já seca)
  • 2 folhas de louro
  • pimenta preta moída a gosto
  • 1/2 maço de manjericão e alecrim
  • 1/2 copo de azeite de oliva
  • 1/3 de copo de vinagre de maçã

Esses dois últimos ingredientes, aliado aos fitoterápicos encontrados nas ervas frescas, garantirão uma excelente opção e saudável para ter sempre na geladeira. Já a quantidade de pimenta varia de acordo com o seu gosto e paladar, mas recomendo usar pouco no início e ir experimentando durante o preparo.

Higienize bem todas as ervas frescas, secando com papel absorvente. Use a faca para picar no menor tamanho possível todas as ervas. Depois, coloque em um recipiente com uma pitada de sal, o azeite e o vinagre. Deixe na geladeira de um dia para o outro.

Para o churrasco

Tempere a fraldinha com sal e pimenta a gosto, mas lembre-se: sódio em excesso está associado a várias patologias, fora que já está presente no molho, bem como a pimenta. Por isso, não exagere.

No caso da abóbora , deixe com a casca e corte em finas fatias (formando um "C" natural do formato da abóbora). Pincele um pouco do molho chimichurri natural em todos os lados.

Na churrasqueira, coloque as fatias de moranga para assar e vá virando conforme assa, uma vez cada lado é o suficiente. O mesmo faremos com a fraldinha. Deixe a carne no fogo da churrasqueira na grelha até assar de um lado, em torno de 10 minutos. Vire e asse até chegar no ponto que você prefere.

Retire tudo da brasa e regue com o chimichurri por cima na hora de comer. Essa é uma opção de churrasco com carne magra, legume e molho natural para agradar a toda a família em um domingo ou durante uma janta de amigos em casa. Todos os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar, desmistificando a ideia de que um churrasco deve ser gordo ou regado de excessos. Aproveite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.