Topo

Taise Spolti

Sem ideias para o café? Tente esse Cheesecake de Amendoim sem lactose

Taise Spolti

22/04/2018 04h01

Crédito: iStock

Crédito: iStock
'Uma cheesecake e uma xícara de café expresso , por favor?! '

Quando vou a uma cafeteria, um dos meus vícios é me acabar em uma linda fatia de cheesecake. Poucas vezes do mês me dou a esse luxo, mas não resisto a um doce tão delicioso.

Adaptei essa receita para uma versão com amendoim, unindo a Gastronomia Funcional com ingredientes fáceis, que resultam em uma oção saborosa para tornar qualquer lanche da tarde um momento especial.

Uma dica: se você não quiser usar tofu, pode substituir por ricota fresca, sem problemas. Basta usar na mesma quantidade, mas sem esquecer que esse queijo traz lactose para a receita. Vamos lá?

Ingredientes:

Para a massa

  • 150g de granola (se a forma for maior que 25cm, use 200g)
  • 50ml de óleo de coco

Triture a granola no liquidificador e acrescente o óleo de coco em fio. Retire e misture com a mão até formar uma bola. Depois, amasse o resultado dentro de uma forma untada (de preferência a de fundo removível). Não coloque nas laterais, apenas no fundo. Asse durante 10 minutos em forno a 200ºC.

Para o Recheio:

  • 200g de pasta de amendoim
  • 150g de Tofu (ou ricota)
  • 2 ovos inteiros
  • 5 col. de sobremesa de açúcar mascavo ou demerara
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Bata todos os ingredientes no liquidificador, retire a massa do forno e recheie com essa mistura. Volte para o forno e asse por mais 30 minutos. Deixe esfriar na geladeira antes de retirar da forma. Depois, dá para colocar alguns pedaços de amendoim triturado para decorar. Fica uma delícia!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.