Topo

Taise Spolti

Quer um docinho gostoso e saudável? Vá de Pudim Funcional de Coco

Taise Spolti

18/04/2018 04h07

Crédito: iStock

Dia desses fui almoçar em um restaurante por quilo e, na hora do cafezinho, bateu aquela vontade de comer um doce. Quem nunca, não é? Olhei para as opções generosas de sobremesa e absolutamente nada era saudável, apenas as frutas picadas ———misturadas com suco de caixinha. Fiquei triste, mas entendi.

Durante todo o trajeto até a minha casa, fiquei pensando em inúmeras receitas adaptáveis aos restaurantes, que atendessem o público preocupado com a saúde, mas também se encaixassem na questão financeira de qualquer estabelecimento. Aí me veio a ideia do pudim! Esse é um doce clássico, com um formato bonito e apetitoso. Que tal adaptá-lo?

Minha mãe, que é a minha rainha, me ensinou uma receita há algum tempo. A original vou passar para vocês em outra oportunidade, mas a de hoje é uma adaptação que qualquer pessoa pode reproduzir rapidamente em casa, agradando a gregos e troianos. E não precisa cozinhar em banho maria como o pudim clássico, viu?!

Ingredientes:

  • 400mL de leite de coco
  • 400mL de iogurte (o do tipo integral, não desnatado)
  • 40g (mais ou menos três colheres de sobremesa) de mel (você pode trocar o mel por 4 col. de sobremesa de açúcar mascavo, se preferir)
  • 40g de coco ralado
  • 2 folhas de gelatina incolor

Misture no liquidificador o leite de coco, o iogurte e o açúcar (ou mel). Deixe reservado. Dissolva as duas folhas de gelatina em seis colheres de sobremesa de água fervendo, e misture com a batida feita anteriormente no liquidificador.

Acrescente o coco ralado com a ajuda de uma colher e derrame em uma forma de pudim (pode ser de silicone ou de alumínio normal, por exemplo). Deixe na geladeira durante cinco horas.

Além de lindo, ficou gostoso? Não esquece de me mandar uma foto no Instagram ou Facebook! Estou adorando receber as criações de vocês.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.