Topo

Taise Spolti

Vai bem no verão ou no inverno: consommé de moranga com gengibre

Taise Spolti

18/03/2018 04h20

Crédito: iStock

Inspirada em uma das guarnições do spa em que eu e meu marido nos hospedamos em Gramado (RS), trago uma das minhas receitas de recheio de massa mais clássicas da infância, e me que me remete a Comfort Food, que lembra a comida lá de casa, sabe?

O tortei é feito de moranga e tem alguns temperos específicos. Tornei a ideia um consommé, com um passo a passo bem específico, mas como todas as receitas aqui passadas, adaptei para a gastronomia funcional algo que unisse esses sabores e que todo mundo pudesse fazer em casa.

O consommé é um caldo levinho, límpido e bem sutil, para iniciar um jantar ou uma refeição, ou compor como um caldo para ser incrementado com outros vegetais já cozidos. Vai bem no inverno quentinho, e nas outras estações também, pois pode ser consumido frio. Levíssimo em calorias, também é sem glúten e sem lactose.

Ingredientes:

  • 1/2 moranga sem casca e sem sementes
  • 1 col. de chá de gengibre em pó
  • 1 cenoura picada
  • Noz moscada ralada a gosto
  • Sal rosa
  • Pimenta preta moída na hora
  • 1 cebola picada
  • Manjericão e tomilho a gosto

Preparo:

Como em um caldo, deixe todos os ingredientes ferverem bastante em água (na panela com 1,5L). O tempero necessário de folhas frescas devem ser adicionados somente no final. No consommé clássico utiliza-se bebida alcoólica, obviamente que aqui não colocaremos. Assim, ao desligar o fogo, acrescente somente algumas gotas de limão.

Separe os ingredientes e coe em um pano limpo toda essa mistura. O segredo do consommé é justamente coar lentamente sem apertar, para celebrar o processo. Então, tenha paciência e deixe coando lentamente até que sobre apenas um caldo límpido e claro.

Para servir, use alguns legumes cozidos e picados bem pequenos ou apenas uma torradinha integral para acompanhar.
Azeite, raspas de limão, folhas frescas de temperos, tudo é bem vindo.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.