Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer um Brownie de Feijão com farinha de aveia

Taise Spolti

07/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Apesar de não ser algo relativamente novo, pois já existem muitas versões por aí de brownies e bolos feitos com feijão, adaptei uma receita que eu já comi bastante envolvendo feijão azuki.

Ele é o queridinho da alimentação limpa e vegetariana, além de amplamente utilizado em receitas de origem japonesa. Gosto por ser mais fácil de brincar com sabores, ser mais sutil do que o preto, e se adaptar muito bem a qualquer receita.

Aqui, dou um segredinho da gastronomia: o bicarbonato de sódio entra em receitas que contenham cacau, pois é o responsável por deixar o visual bem escurinho! Faça e não conte para ninguém que é feito de feijão, espere os elogios e só diga a verdade depois. Vale muito a pena!

Ingredientes:

1 xícara e meia de feijão azuki cozido e sem a água do cozimento
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de farinha de aveia
4 colheres de sopa de óleo de côco ou manteiga ghee
1 pitada de sal rosa
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
1 colher de sobremesa de vinagre de maçã
1 xícara de nibs de cacau (cacau em pequenos pedacinhos)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Preparo:

Cozinhe o feijão azuki apenas com água até que esteja bem macio, quase se desmanchando. Deixe esfriar, escorra a água e lave bem para ficar apenas com os grãos.  No processador, bata o feijão com o açúcar demerara, a aveia, o óleo de coco ou manteiga ghee, o sal rosa, o extrato de baunilha e o cacau em pó.

Quando a mistura estiver homogênea, bem cremosa e lisinha mesmo, coloque o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã. Bata até incorporar com uma colher e, por fim, adicione os nibs de cacau misturando com a colher sem bater muito a massa.

Despeje o conteúdo em uma forma que esteja untada e polvilhada com cacau em pó. Asse em forno preaquecido a 200˚C entre 15 a 20 minutos. Assim que formar uma casquinha por cima, espete um palitinho, se ele sair limpo retire o brownie do forno para que não resseque a massa.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.