Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer este Bolo de Banana com linhaça e sem farinha branca

Taise Spolti

28/02/2018 04h05

Crédito: iStock

Nesse bolo, ainda tem o segredinho que muitas pessoas não sabem para deixar as receitas fofinhas quando não vai farinha de trigo. Na farinha de trigo encontramos o glúten, que é uma proteína e ela é a responsável por fazer os bolos e pães crescerem, assim como massas para ficarem com liga.

Quando fazemos preparações sem farinha de trigo, as massas tendem a esfarelar e os pães e bolos também, além de ficarem secos. Então, acrescente uma pequena quantidade (uma ponta ou meia colher de chá) de goma xantana (um polissacarídeo, uma fibra que não é absorvida pelo nosso organismo, natural e encontrada em pó).

Essa receita eu e o Valter fizemos para matar a vontade do doce num dia de chuva e, quando postamos, muitas pessoas nos pediram a receita, eu prometi postar no meu blog, aqui está. Agora quero ver todos fazendo e me enviando as fotos.

Ingredientes:

  • 3 bananas;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de farinha de linhaça;
  • 1/2 xícara de farinha de batata-doce;
  • 1/2 xícara de amaranto em flocos finos (use aveia se preferir);
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 1/3 xícara de uva passa (ou ameixa seca sem caroço);
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de goma xantana.

Preparo:

Diferentemente de muitos bolos da confeitaria, esse é mais fácil impossível, apenas amasse as bananas e acrescente todos os outros ingredientes. Sem segredos! Use um garfo para amassar e o mesmo garfo para mexer e incorporar todos os outros ingredientes até formar uma massa bem cremosa. Nesta receita, você pode acrescentar nozes ou castanhas para o bolo mais nutritivo. Na forma untada com manteiga, disponha bananas picadas em rodelas com um pouco de açúcar mascavo antes de colocar a massa do bolo. Asse durante 40 minutos em forno a 200 graus e desenforme, ainda quente.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.