Topo

Taise Spolti

Inove o combo "fibra + proteína" com esse Ninho de Massa Integral e Ovos

Taise Spolti

31/01/2018 04h10

Um lindo ninho de massa integral, apresentado com ovos de codorna e molho caseiro. Italiano, fácil, e típico comfort food (comidas que confortam, na tradução para o português). A alimentação comfy é aquela que nos remete a boas lembranças, aquela comida de mãe, da avó, comida simples, comida de verdade!

Essa também é uma maneira criativa e bacana de preparar uma típica refeição planejada pelo nosso nutricionista: macarrão integral + proteína. Se você optar pelas massas de arroz, quinoa, grão de bico ou tantas outras encontradas, ainda terá uma refeição sem glúten, para aqueles que necessitam dessa retirada.

Ingredientes: (para aprox. 3 porções)

  • 300g de massa integral (ou a de sua preferência, de grão de bico, de arroz…);
  • 6 ovos de codorna;
  • Manteiga para untar;
  • Orégano, manjericão e sálvia moídos a gosto;
  • 2 tomates para o molho;
  • 1 dente de alho;
  • 1 cebola pequena picada;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Aqueça o forno a 200 graus. Unte as forminhas de cupcake com manteiga (obs.: qualquer forma redonda serve! Tem de silicone e de tamanhos diferentes para você criar a porção adequada da sua alimentação).

A massa, que já está cozida (pode ser a do dia anterior), você usará para fazer o ninho, enrolando no fundo da forminha e pelas laterais até em cima. Se deixar sair um pouco da forminha sem problemas, pois ficará com uma casquinha crocante.

Coloque um fio de azeite e as ervas e leve ao forno para assar por 10 a 15 minutos.

Enquanto isso, cozinhe os ovos de codorna –em água fervente, os ovos demorarão 4 minutos para ficarem completamente cozidos e com gema firme. Descasque e corte ao meio para colocar nos ninhos.

Para o molho rústico de tomate, refogue na frigideira o alho com a cebola. Acrescente os tomates picados, um fio de azeite, sal, pimenta e um pouco de manjericão e deixe cozinhando até que a coloração do vermelho do tomate mude de cor, isso demonstra que o ele está cozido e garante um sabor forte no molho.

Retire os ninhos do forno, desenforme com cuidado e, ao servir, coloque o molho de tomate no centro, com os ovos cozidos cortados.

Se preferir, ainda coloque mais algumas folhas de ervas frescas, como manjericão, manjerona e sálvia, que combinam muito bem com massa e molho de tomate e regue com um fiozinho de azeite por cima.

Experimente isso com crianças, eles adoram pratos chamativos, que encantam e chamam a atenção. Eles poderão comer com as mãos e transformar essa refeição rica de sabor em um momento único.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.